DEPOIMENTOS

IMG_8779.JPG

Railda

Abril 2021

No início dançar era só diversão e eu dancei boleros, twist,  samba de roda, forró, depois veio o jazz e por aí vai. Seguindo a vida vieram a aposentadoria e mudanças em seu ritmo e, eis que articulação, coluna, a mente e o cérebro dizem: estamos envelhecendo.

Como todos  os que  adoramos dançar procuro o medicamento que embora fora das embalagens de vidro  signifique movimento e saúde. Encontro o tango com  seus desafios.  

Com o tango tudo é mudança, é  descobrimento de novos ritmos, consciência corporal, respiração, sentimento, giros,  novas formas de desenhar os número oito, com o tango tenho até  que reaprender a caminhar rs, rs, rs.

 Como se tudo isso não bastasse e para a minha inteira satisfação, no tango conheço  o Luciano Bastos, a quem admiro e agradeço muito por ser uma pessoa culta, especial em  gentileza, carinho com seus alunos e  dedicação  à dança como uma filosofia de vida.

17921035405544366.jpg

Ana Lúcia

Abril 2021

Quando conheci Luciano Bastos, já estava prestes a desistir de aprender a dançar tango.
Na dança de salão há vários anos, havia tentado diversas vezes o tango, mas acabava sempre desistindo após alguns meses, por sentir que exigia um esforço demasiado do meu corpo - era doloroso e difícil.
Conheci o Luciano e minha impressão sobre o tango mudou completamente: descobri, encantada, que dançar tango era não só possível, mas principalmente prazeroso, agradável e divertido!
Luciano ensina de forma atenta ao corpo do aluno, a suas possibilidades e limitações. Ele observa e entende cada aluno na sua singularidade, ensinando com sensibilidade, empatia e extremo cuidado.
Como se não bastasse, transmite seus conhecimentos com alegria e verdadeira felicidade (próprias de quem ama o que faz), ensinando a técnica dos passos ao mesmo tempo em que aguça nossa percepção para a música, a história e os personagens do mundo do tango.
Luciano me ensina e inspira a bailar o tango desfrutando da riqueza de cada minuto de dança.

IMG_8779.JPG

Ana Maria

Abril 2021

Conhecer e vivenciar o trabalho do Luciano foi e está sendo uma experiência de abrangência jamais imaginada por mim, uma viagem de auto conhecimento sem volta.

Através do processo de conscientização corporal ( o qual você é levado com muita delicadeza e assertividade) me surpreendi ao perceber partes de meu corpo que antes eram inexistentes, hábitos posturais( alguns prejudiciais), tensões, etc...

Esse ganho de consciência, esse novo sentir, está cada vez mais presente no meu dia a dia me permitindo novas escolhas, novas posturas.

 Tudo mais que possa vir a falar sobre o Luciano e seu trabalho se torna redundante diante de seu talento e competência.

17921035405544366.jpg

Sofia Omati

Abril 2021

As aulas de tango com o Luciano elevam a minha sensação de bem-estar físico e mental, a minha motivação e o meu prazer.
Além de melhorarem a minha coordenação motora trazendo paz de espírito, em grupo, proporcionam uma convivência social muito saudável.
Enfim, as minhas aulas com o Luciano fazem muito bem ao corpo, a alma e a mente, são terapêuticas e espantam o estresse do dia a dia.
As minhas idas a Tangueria Luciano Bastos são motivo de muita satisfação para mim e se tornaram parte imprescindível da minha vida.

17921035405544366.jpg

Lina

Abril 2021

O tango se tornou mais simples, mais dançado, mais vivido. O grande segredo foi a descoberta de uma conexão profunda com o meu corpo, com a música e com o parceiro. Fez a diferença, colocou-me em outro patamar. Sem dúvida um dos grandes méritos do Luciano é a sua capacidade de extrair de cada um de nós, o melhor tango, aquele tango dançado com o corpo inteiro, que nos envolve na sensação plena de prazer. Uma grande e deliciosa descoberta.

IMG_0156.JPG

Angêla Câmara

O tango alegrou minha alma, me acolheu em seu abraço e me fez sonhar com suas canções. Luciano, grande mestre, você proporciona momentos de grande felicidade em suas aulas, despertando a musicalidade e o estar com o outro em meio aos lindos passos do tango. Gratidão imensa!

IMG_8020.JPG

Lilian Gama

Abril 2021

Minha dança melhorou? Muito!!! Desde o equilíbrio, postura, posicionamento do corpo na hora dos deslocamentos , dissociação e principalmente a percepção da relação dama cavalheiro.
Houve algum impacto no meu dia a dia? Com certeza!!

Desde a modificação na percepção  do espaço, o olhar / perceber o outro, o bem estar físico e emocional dentre outros elementos. O mais interessante é a sensação de plenitude, prazer , depois de uma aula. Dever cumprido com o corpo e a alma.

434.jpg

Evanise

Abril 2021

Desde que conheci meu mestre querido Luciano, com suas aulas e milongas de Tango passei a esperar aquelas horas mágicas de muita alegria com ansiedade e felicidade.
Os momentos na sala sempre eram prazerosos e gratificantes.
Ah.... esta falta que sinto , imposta pela pandemia está terminando... E breve estarei voando , bailando , com parceiros, amigos, neste espaço  tão especial.
Que privilégio fazer parte deste universo !!

11.08 - Cidade das Artes - 21h (118).jpg

Miriam

Abril 2021

É um privilégio ter aulas com Luciano, estou conhecendo realmente o que é dançar tango.

Tangueria Luciano Bastos é o espaço certo para os amantes do tango!!!

Abril 2021

IMG_0156.JPG

Ana Lúcia Coelho Alves

Novembro 2020

Querido Luciano,
Estou muito feliz  com tudo que aprendi durante o curso e com a convivência amigável, divertida e enriquecedora com todas e todos que participaram das deliciosas e instrutivas aulas. Foram momentos muito especiais, que superaram todas as minhas expectativas! Espero que em breve possamos estar juntos pessoalmente para conversar, rir e bailar muito!

IMG_8020.JPG

Joaquim

Abril 2021

A arte de ensinar.
É uma arte conseguir transmitir conhecimentos de forma fácil e clara.
No caso de Luciano, não é só isso, sua habilidade em perceber e identificar a dificuldade do aluno dão a sua didática um significado especial.
Suas aulas de como dançar e interpretar várias orquestras, suas aulas de musicalidade e postura foram fundamentais no desenvolvimento da minha dança.
Comecei tarde a bailar tango, por essa razão sou grato à enorme paciência e generosidade com que Luciano, pacientemente, me auxiliou a descobrir e vencer  as minhas dificuldades.
Muito obrigado Luciano.

434.jpg

Lilian Gama

Novembro 2020

Tango e suas redes vai deixar saudades. A excelência dos temas e também da maneira de os expor foi tão especial que não encontro adjetivo adequado. Ao professor Luciano minha gratidão pela disponibilidade de se despir de qualquer vaidade. Obrigada Luciano por mais essa oportunidade de aprender e entender um pouco mais dessa arte que é o tango. Experiência engrandecedora e enriquecedora!

11.08 - Cidade das Artes - 21h (118).jpg

Celma Sá Fortes

Novembro 2020

Embora tenha participado do Curso através das aulas gravadas, tenho a dizer que foi ótimo o aprendizado. 
Como me diverti com os participantes! Igualmente, como aprendi com vocês! Prazer enorme em conhecê-los ainda que virtualmente.
Agradeço ao Luciano pela vivência partilhada do Tango, pela didática, pelo cuidado no repasse das informações, pela disponibilidade e atenção.